O exército romano, comandado pelo tribuno Clavius, faz o que pode para afastar a ideia de que Jesus seja um ser especial.
Leia mais
33Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; 34mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.No Brasil, ele é conhecido por sua famosa simpatia que sempre que quando algo é perdido ela diz: “São Longuinho, São Longuinho, se me ajudar a achar (diz nome do objeto perdido) dou três pulinhos”, e após achar o objeto perdido a pessoa deve dar três pulinhos em agradecimento.
Quem foi Caius o soldado romano
CAIUS – Soldado romano, inescrupuloso, falso, aproveitador. Seduzirá Deborah, filha de Arimatea, desprezando-a depois. É Ele será um dos mais cruéis soldados a açoitar e martirizar Jesus da crucificação até a morte.
José era um homem de fortuna, posição e influência. Foi corajosamente a Pilatos e pediu-lhe o corpo de Cristo.Marco Vipsânio Agripa
Marco Vipsânio Agripa viveu numa época de grandes generais romanos, como Júlio César e Pompeu Magno! Ainda assim, Agripa serviu como o mais alto líder militar do primeiro – e talvez maior – imperador da Roma Antiga: Augusto César.Malco, servo do sumo sacerdote Caifás, tem sua orelha direita decepada por um golpe de espada de um dos discípulos, de sorte que Jesus se opõe ao ato de violência cometido contra seu acusador, curando sua orelha perdida e demonstrando, mais uma entre as várias outras vezes, que o caminho da violência apenas havia …
Os soldados, paralisados pelo terror, caíram por terra como mortos.
Como chamar São Longuinho
Aqui no Brasil várias pessoas recorrem ao santo para achar objetos perdidos. Para pedir a São Longuinho basta repetir: “São Longuinho, São Longuinho, se eu achar (fale o objeto que perdeu) dou três pulinhos”. Ao encontrar o que queria é preciso cumprir a promessa.
Caro São Longuinho, patrono dos pobres e ajudante daqueles que procuram artigos perdidos, me ajude a encontrar o objeto que eu perdi (diz aqui o objeto perdido) e que eu encontre melhor uso para o meu tempo e o use para ganhar para Deus a maior honra e glória.
De manhã cedo, Jesus, surrado e com hematomas, desidratado, e exausto por não dormir, foi levado a Jerusalém para ser chicoteado e então crucificado. Os preparativos para as chicotadas são feitos: o prisioneiro é despido de Suas roupas, e Suas mãos amarradas a um poste, a cima de Sua cabeça.
Leia mais
Agripa (63 a 12 a.C.) – Batalha de Áccio
Ainda assim, Agripa serviu como o mais alto líder militar do primeiro – e talvez maior – imperador da Roma Antiga: Augusto César.Há dois elementos doutrinais na questão: 1) o adultério é um pecado objetivamente grave; 2) quem está em pecado grave não pode receber a comunhão eucarística (deve se confessar e sair da situação de pecado em que vive).Neste versículo, elas são: Maria de Cleofas. Maria Madalena. Salomé, também conhecida como Maria Salomé, identificada no ocidente como Maria, mãe de Tiago.Ao contrário da inflação controlada do século II, não houve nenhuma mudança na quantia paga aos legionários até a era de Septímio Severo, que aumentou o salário para 500 denários ao ano. Todos os legionários recebiam uma quantia 3 000 denários e/ou um pedaço de terra fértil ao fim de seus serviços como soldados.
Odoacro
Em 476, o líder dos hérulos, Odoacro, comandou a invasão e o saque de Roma, destronando o último imperador romano Rômulo Augusto. Odoacro enviou as insígnias imperiais à capital do Império Romano do Oriente, Constantinopla, decretando o fim do Império do Ocidente.Malco, servo do sumo sacerdote Caifás, tem sua orelha direita decepada por um golpe de espada de um dos discípulos, de sorte que Jesus se opõe ao ato de violência cometido contra seu acusador, curando sua orelha perdida e demonstrando, mais uma entre as várias outras vezes, que o caminho da violência apenas havia …Medindo 17 por 24 centímetros, o véu teria sido usado por uma mulher chamada Verônica para limpar o rosto de Cristo quando ele carregava a cruz por Jerusalém até o local onde seria executado pelos romanos.Após a prisão no meio da noite, Jesus foi trazido ao Sumo sacerdote, onde sofreu o primeiro trauma físico. Jesus foi esbofeteado na face por um soldado, por manter-se em silêncio ao ser interrogado por Caifás.
Os soldados bateram em Jesus com chicotes e puseram-Lhe um manto vermelho. Fizeram também uma coroa de espinhos e colocaram-Lhe na cabeça. Eles riram do Salvador e cuspiram Nele, chamando-o de “Rei dos Judeus”. Muitas pessoas seguiram os soldados quando estes levaram Jesus a um monte perto de Jerusalém.Longinus, seu nome latino, provavelmente seja uma referência à lança comprida que, segundo relatos bíblicos, o soldado romano teria utilizado para perfurar o peito de Jesus na cruz, para ter a certeza de que ele estava morto.Uma das mais conhecidas simpatias para localizar objetos perdidos na cultura popular brasileira é a de São Longuinho. Ao custo de três pulinhos (ou mais, vai do acordo estabelecido) a pessoa pede a intercessão do santo. Em outras versões, são três gritinhos, o que parece ser uma mera derivação.Por isso muita estátua do santo tem apenas uma perna. No Brasil, a única igreja dedicada a São Longuinho é a capela de “Nossa Senhora da Escada”, no município de Guararema.
"A tradição popular identifica São Longuinho como esse soldado romano, o centurião Cássio, que teria traspassado o lado de Jesus com a lança, de onde saiu sangue e água", completa o pesquisador Alves. Nos evangelhos canônicos, não há menção ao nome do soldado.O primeiro mártir a testemunhar a verdade da pessoa de Jesus
A liturgia de hoje, mediante a proclamação do evangelho de Mateus 10,17-22, se concentra na pessoa de Estevão, o primeiro mártir que testemunha a verdade da pessoa de Jesus.