Saiba quais são as 9 regras da escalada que servem para a vida
- Regra número 1 – Não solte.
- Regra número 2 – Hesitar não é bom.
- Regra número 3 – Tenha um plano.
- Regra número 4 – Mantenha a concentração.
- Regra número 5 – Saiba descansar.
- Regra número 6 – Concentre no que fazer, não na consequência de falhar.
Leia mais
A escalada é um esporte em que o praticante utiliza braços e pernas para subir em blocos, falésias, paredões de rocha, gelo ou montanhas. A escalada exige o máximo de força, concentração, técnica e adrenalina – aliás, são justamente esses fatores que conquistam cada vez mais adeptos tanto no Brasil como no mundo.Existem várias modalidades de escalada: escalada de bloco, esportiva, artificial, indoor, tradicional, bigwall, alpina e em alta montanha (alpinismo). Na escalada a pessoa deve encontrar diferentes meios para ultrapassar os obstáculos, seja em montanhas ou na parede de uma academia.
Qual é o principal objetivo da escalada
A escalada é o ato de escalar ou subir com o objetivo de alcançar o ponto mais alto de um obstáculo com técnica desportiva, cujo fim é atingir o cume de um ambiente vertical. O terreno pode ser de alguns metros para um bloco ou muro de escalada, até centenas de metros para paredes rochosas.
Por mais de 70 anos, Fred Beckey viveu em uma austeridade que poucas pessoas do mundo suportariam. O montanhista era um ermitão mais genuíno e fiel ao termo, além de ser um viajante incansável. Fred ficou praticou o esporte em alto nível, tanto em escalada, quanto em montanhismo, por muito tempo.O esporte pode ser feito por qualquer pessoa. Uma das grandes vantagens da escalada é que ela é bem democrática. Nesse sentido, homens e mulheres de qualquer idade podem se aventurar no esporte. Isso porque a atividade possui diferentes níveis de dificuldade, que vão do iniciante ao profissional.A escalada como prática esportiva não tem uma origem definida, porque registros apontam a grupos de escaladores em regiões montanhosas na Grã-Bretanha, Alemanha e Itália fazendo escaladas praticamente na mesma época. Já a primeira competição de escalada esportiva em rocha natural foi realizada na Itália em 1985.
As vestimentas usadas durante a porção ativa de uma escalada, as quais considera-se a roupa básica de escalada, a saber: meias interna e externa, botas, roupas de baixo, calças, camisa, pile, chapéu, mitenas ou luvas e capa de chuva.
Quando foi criada a escalada
A prática de subir montanhas teve origem a milhares de anos, com pinturas que retratam a modalidade datadas de 400 A.C., mas o esporte como o conhecemos só surgiu na segunda metade do século XIX e teve as primeiras competições indoor nos anos 80.
Perigos e Riscos:
– O principal risco é o uso inadequado dos equipamentos de segurança, o que pode ocasionar uma queda. – Exposição demasiada ao sol, pequenas lesões e escoriações são riscos inerentes à atividade.
Quanto maior for a linha que você escala, mais importante é que você seja eficiente. Pensando de uma maneira bem simples, você até pode escalar uma via negativa apenas com os braços. Por outro lado, se conseguir usar o corpo inteiro para progredir, você estará poupando muito os braços.
Leia mais
A escalada como prática esportiva não tem uma origem definida, porque registros apontam a grupos de escaladores em regiões montanhosas na Grã-Bretanha, Alemanha e Itália fazendo escaladas praticamente na mesma época. Já a primeira competição de escalada esportiva em rocha natural foi realizada na Itália em 1985.Mas antes de se aventurar por aí, é importante conhecer as seguintes dicas:
- Frequente aulas preparatórias. O 1º passo para quem deseja iniciar a prática da escalada é buscar algum curso preparatório específico para a atividade.
- Faça um planejamento pessoal.
- Prepare o corpo para a atividade.
- Não descuide da segurança.
A seguir, confira 5 lugares para praticar a modalidade no Brasil, além de conhecer quais são os tipos de escalada mais difundidos em cada região.
- Serra do Cipó (MG)
- Parque Nacional de Itatiaia (RJ)
- Furnas (MG)
- Pão de Açúcar (RJ)
- Chapada Diamantina (BA)
MEDIDAS DE SEGURANÇA PARA MINIMIZAR OS RISCOS
- Obedeça as instruções ou ordens dos monitores, instrutores ou guias da atividade;
- Utilize todos os equipamentos de segurança, inclusive capacete;
- Confira seus nós e a fivela da cadeirinha;
- Inspecione seu equipamento e troque-o quando necessário;
O esporte pode ser feito por qualquer pessoa. Uma das grandes vantagens da escalada é que ela é bem democrática. Nesse sentido, homens e mulheres de qualquer idade podem se aventurar no esporte. Isso porque a atividade possui diferentes níveis de dificuldade, que vão do iniciante ao profissional.Condicionamento Físico aumenta a performance na escalada
Ainda assim, o estímulo principal deles não é o mesmo que o da escalada que é a “força de pega” da mão, gerada pelos músculos do antebraço. Por isso, sempre aconselho que não se apressem para fazer treinos super intensos logo no começo.Para ajudar a responder essa pergunta, nós reunimos os 6 itens individuais que você precisa ter para começar a escalar sem problemas.
- SAPATILHA.
- CADEIRINHA.
- CAPACETE.
- FREIO.
- MOSQUETÕES.
- FITAS E CORDELETES.
Mosquetões: O mosquetão é um item básico, que possui inúmeras aplicações numa escalada. Funciona como elemento de ligação, ou elo, entre vários sistemas, dependendo da aplicação. Também são utilizados como passadores de corda (costuras) durante uma escalada guiada. Existem vários modelos, de acordo com sua utilização.
Perigos e Riscos:
– O principal risco é o uso inadequado dos equipamentos de segurança, o que pode ocasionar uma queda. – Exposição demasiada ao sol, pequenas lesões e escoriações são riscos inerentes à atividade.Jacques Balmat
Desse modo, a origem da escalada é atribuída ao ano de 1786, quando os franceses Jacques Balmat e Michel Paccard escalaram o Mont Blanc – montanha localizada nos Alpes, na fronteira entre França e Itália.Inspirada na prática do montanhismo, a escalada esportiva é realizada em muros artificiais e as primeiras competições da categoria começaram muito recentemente, nos anos 1980. Os atletas da escalada esportiva, por sinal, não são chamados de alpinistas, mas sim, escaladores.Reduz estresse de acordo com o aumento dos níveis de Norepinefrina (Noradrenalina), um neurotransmissor do corpo que ajuda a sensação de bem-estar; Previne doenças crônicas, como: doenças cardíacas, pressão alta, colesterol alto e diabetes. Superação de medos, inclusive o de altura.
– O principal risco é o uso inadequado dos equipamentos de segurança, o que pode ocasionar uma queda. – Exposição demasiada ao sol, pequenas lesões e escoriações são riscos inerentes à atividade.A escalada como prática esportiva não tem uma origem definida, porque registros apontam a grupos de escaladores em regiões montanhosas na Grã-Bretanha, Alemanha e Itália fazendo escaladas praticamente na mesma época. Já a primeira competição de escalada esportiva em rocha natural foi realizada na Itália em 1985.