Menu
Ong Bak Movie

O que é Turno C? Leia mais: Quais são os 3 turnos de trabalho

O que é Turno C?

Neste tipo de escala de revezamento em 3 turnos, a divisão é feita por períodos de trabalho (manhã, tarde e noite) e a criação de 3 grupos de trabalhadores, com divisão em 4 subgrupos incluindo 1/3 de trabalhadores em cada.

Leia mais
Refere-se às formas de organização das jornadas diárias de trabalho do professor conforme o horário/período do dia em que tal trabalho é realizado, quais sejam: durante a manhã (matutino), durante a tarde (vespertino), durante a noite (noturno) e nos períodos designados “entre-turnos”, ou seja, momentos intermediários, …Basicamente os turnos de trabalho estão divididos em quatro tipos: Matutino, Vespertino, Noturno e Administrativo. Para o trabalho ininterrupto durante 24 horas, dois são os tipos básicos de organização dos turnos de trabalho: revezados e fixos.

O que é horário de turno

Como uma das várias formas de jornada de trabalho especificadas na CLT, o regime de turnos é caracterizado pela ausência de jornada e dias de trabalho fixos. Ou seja, os funcionários que operam nessa modalidade podem trabalhar em qualquer turno dentro da empresa (manhã, tarde, noite, final de semana, feriado, etc.).

Os revezamentos de turnos fazem com que os trabalhos se iniciem de manhã, tarde, noite ou madrugada, e a depender da escala cada trabalhador vai atuar em um desses turnos por período rotativo, para manter as atividades ativas durante todo o período.A escala 4×4 é destinada a empresas que funcionam em turno ininterrupto de revezamento. Isso significa que há gente trabalhando 24 horas por dia, sem intervalos entre a troca das equipes.Trabalhar numa escala 6×1 significa que o funcionário vai trabalhar seis dias e folgar um. A carga horária dessa escala, portanto, se manterá de acordo com as regras da CLT, oito horas por dia e 44 horas semanais.

O dia pode ser dividido em 3 ou 4 períodos, tal como manhã, tarde e noite (8 horas cada um), pelos turnos matutino, diurno, vespertino e noturno ou então por manhã, tarde, noite e madrugada.

Como é trabalhar em escala 3×1

Quando adotada a escala 3×1 / 4×2 / 4×1 / 3×3, a jornada diária de 8 (oito) horas para os empregados envolvidos será acrescida de 30 (trinta) minutos, totalizando 8 horas e 30 minutos de efetivo trabalho, visando a compensação decorrente da concessão de mais 1 (um) dia de folga prevista no final da escala.

Além disso, é proibido que um funcionário trabalhe por dois turnos seguidos, totalizando 12 horas de trabalho ininterruptas, mesmo que essas horas sejam contabilizadas como extras. Isso porque, para cada turno, o funcionário pode exceder em apenas 2 horas o seu horário comum.

No modelo de escala 5×1, o profissional terá direito à folga a cada 5 dias trabalhados — geralmente, com 7 horas de trabalho por dia. Segundo as leis trabalhistas, ao optar por essa escala, a empresa precisa se certificar de dar ao menos uma folga de domingo ao mês.

Leia mais

Só é possível trabalhar nos domingos duas vezes no mês; Ter pelo menos 1 domingo de folga todo mês, sem contar as 24 horas de folga obrigatória 1 vez na semana; O trabalhador não pode se recusar a trabalhar no domingo; Deve ter uma escala de revezamento organizada de acordo com as normas da legislação atual.O Art. 386 da CLT diz que o empregado pode trabalhar no máximo dois domingos seguidos. Ou seja, no mês ele precisa ter ao menos 1 domingo de folga. Art.Escala tipo 5×2
Essa é a escala mais comum no mercado de trabalho. Neste caso, o colaborador trabalha na empresa durante cinco dias na semana e descansa por dois dias (consecutivos ou não).A jornada 4×3 consiste em trabalhar 4 dias na semana e folgar 3 dias. O modelo vem ganhando adeptos de diversos ramos da indústria, sendo que já foi testado pela Zeedog e pela Microsoft.

Exemplo: Colaborador com jornada de trabalho de 8h
Neste exemplo, o colaborador faz em um dia de trabalho a seguinte jornada: Entrada 08h Saída 17h + 1 hora de intervalo: Horário de saída 17 – horário de entrada 8 = 9. 9 – 1 hora de almoço = 8 horas trabalhadas.Escala de trabalho 5×1: a cada cinco dias de trabalho, o colaborador folga um. Sendo assim, trabalha-se seis dias na semana e é necessário folgar um domingo a cada sete dias. Nesta escala, a jornada de trabalho é de 07h20min. Escala de trabalho 6×1: a cada seis dias trabalhados, o colaborador deve ter um dia de folga.Mesmo na ausência de motivos religiosos, a empresa não pode exigir que o empregado com cabelo ou barba compridos corte ou apare os fios. O mesmo vale para cabelos afro, tranças e dreadlocks. Unhas e maquiagem Qualquer exigência de visual que configure gasto para o funcionário deve ser reembolsada pelo empregador.O empregado que efetivamente trabalhar em um ou mais domingos, fará jus ao abono de 50% (cinquenta por cento), sobre o valor das horas trabalhadas, sem prejuízo do repouso semanal remunerado, de que trata a Lei 605/49.

Ou seja, poderá incorrer em advertência, suspensão e até mesmo demissão por justa causa, em situações nas quais já houverem ocorrências que a justifique.Ou seja, os trabalhadores que realizam suas atividades no período noturno recebem o valor de uma hora de trabalho a cada 52 minutos e 30 segundos trabalhados. Isso faz com que uma jornada de 8h durante o dia corresponda a uma jornada de 7h durante o período noturno.JORNADA DE TRABALHO 12X24. No trabalho em escala de revezamento, com jornada laboral de 12 horas de trabalho por 24 horas de descanso, há labor em 240 horas mensais, ultrapassando em 51 horas a jornada constitucional de quem cumpre labor semanal de 44 horas (189/mês), a serem calculadas com o adicional de 50%.Essa é a escala mais comum no mercado de trabalho. Neste caso, o colaborador trabalha na empresa durante cinco dias na semana e descansa por dois dias (consecutivos ou não). De acordo com a Constituição, a jornada nos cinco dias trabalhados somaria um período máximo de 8 horas e 48 minutos de trabalho diário.

Qual é a duração da jornada de trabalho permitida pela CLT Conforme vimos nos artigos 58 e 59 da CLT, a jornada de trabalho de um funcionário celetista deve ser de 8 horas diárias. Entretanto, há a possibilidade da realização de 2 horas extras, totalizando 10 horas diárias de trabalho.Contudo, a Constituição Federal determina o mínimo do pagamento em 50%. O valor das horas extras, em conformidade com o artigo 7º da CF, inciso XVI, obriga o pagamento de no mínimo 50% superior à hora normal. Ou seja, o pagamento da hora extra será o valor da hora normal + 50% do valor da hora normal de trabalho.