ENSINAR EXIGE HUMILDADE, TOLERÂNCIA E LUTA EM DEFESA DOS DIREITOS DOS EDUCADORES – A luta dos professores em defesa de seus direitos e dignidade, deve ser entendida como um momento importante de sua prática docente, enquanto prática ética.
Leia mais
Para Freire, ensinar é uma especificidade humana e ele prioriza a necessidade de o professor saber escutar o educando, sendo o diálogo a sua principal ferramenta de ensino 3. Freire P. Pedagogia da Autonomia.A prática educativa em si deve ser um testemunho rigoroso de decência e de pureza, já que nela há uma característica fundamentalmente humana: o caráter formador. Para isso, o professor deve se utilizar a corporeificação (FREIRE, 2003, p. 29) das palavras como exemplo.
O que Paulo Freire quer dizer com ensinar exige pesquisa
Mas Paulo Freire argumenta que não é só na pós-graduação que a pesquisa é realizada. Na verdade, o ato de pesquisar não é algo a ser acrescentado ao ato de ensinar, porque pesquisar faz parte da própria definição de ensinar.
Ensinar exige comprometimento
Não é possível exercer a atividade do magistério como se fosse algo sem importância. O professor precisa se por na frente dos alunos e revelar sua intencionalidade educativa. Isso criará nos alunos a afeição, o que é muito importante no desempenho profissional.É necessário que, através da reflexão sobre a prática, a curiosidade ingênua, voltando-se sobre si mesma, perceba-se como tal e vá se tornando crítica. Ou seja, o primeiríssimo passo para superar ingenuidade e conquistar a criticidade é a autocrítica.O método desenvolvido por Paulo Freire não visa apenas tornar mais rápido e acessível o aprendizado, mas também que o aluno aprenda a “ler o mundo”. Ler a realidade e ser capaz de transformá-la.
Desenvolvida pelo educador brasileiro Paulo Freire, a proposta pedagógica Freireana utiliza como ponto de partida a linguagem e o diálogo, e se caracteriza por ser dinâmica, que se faz e refaz a partir da interação coletiva (entre professores e estudantes).
Qual é a principal característica da prática educativa de Paulo Freire
Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação.
Portanto, na visão de Paulo Freire a educação deve ser capaz de promover a autoconfiança e toda ação educativa deve ser um ato contínuo de recriação e de resignificação de significados enquanto condição de possibilidade para uma educação conscientizadora e libertadora, dentro de uma perspectiva contínua de diálogo e …
O Patrono da Educação Brasileira aplicou um método de alfabetização baseado nas experiências de vida das pessoas. Em vez de buscar a alfabetização por meio de cartilhas e ensinar, por exemplo, “o boi baba” e “vovó viu a uva”, ele trabalhava as chamadas “palavras geradoras” a partir da realidade do cidadão.
Leia mais
QUESTÃO 8 O que você entende por "ensinar exige disponibilidade para o diálogo" (FREIRE, 2011, p. 154) a ) Que o ato pedagógico é responsabilidade do educador e que, por isso, ele tem a palavra final nessa relação de troca.Ensinar exige liberdade e autoridade: Retoma a questão da autoridade como sendo necessária, desde que haja devida educação. Permitir uma situação que atrapalhe a aula não é educar, é ser omisso, prejudica o funcionamento. Ensinar exige tomada consciente de decisões: A educação é uma forma de intervir na realidade.Se se respeita a natureza do ser humano, o ensino dos conteúdos não pode dar-se alheio à formação moral do educando. Educar é substantivamente formar. Divinizar ou diabolizar a tecnologia ou a ciência é uma forma altamente negativa e perigosa de pensar errado.Ensinar exige estética e ética: Defende que, a experiência educativa não pode ser meramente técnica, deve aprofundar-se no seu caráter formador, observando e respeitando a natureza do educando. Ensinar exige corporeificação das palavras pelo exemplo: O professor ensina, também, pelo exemplo.
a) Rigorosidade metódica é, para Paulo Freire, a maneira de ensinar que fomenta no educando a curiosidade e a crítica, promovendo o conhecimento crítico necessário à autonomia. O processo educativo, nesse sentido, requer diálogo entre educador e educando, que são participativos e construtores do saber.Mediante esse processo, Feitosa (1999) explica que a proposta pedagógica de Freire pode ser dividida em três etapas principais: Investigação, tematização e problematização.5 passos para aplicar o Método Paulo Freire de alfabetização
- Conheça os seus alunos. “Conhecer seus alunos” é saber sobre eles para além de seus nomes.
- Não imponha conhecimentos. Impor saberes é algo totalmente anti-freireano.
- Exija argumentos.
- Seja democrático.
- Seja transdisciplinar.
O ensinante aprende primeiro a ensinar mas aprende a ensinar ao ensinar algo que é reaprendido por estar sendo ensinado. O fato, porém, de que ensinar ensina o ensinante a ensinar um certo conteúdo não deve significar, de modo algum, que o ensinante se aventure a ensinar sem competência para fazê-lo.
Tem experiência na área de Educação, com ênfase Page 3 Scientia Naturalis, Rio Branco, v. 4, n. 1, p. 49-59, 2022 p. 51 em Ensino-Aprendizagem. Criou e sistematizou os Três Momentos Pedagógicos, são eles: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento.Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação.Em seu mandato, Paulo Freire defendeu, principalmente, três pilares: recuperação salarial dos educadores; revisão curricular; e programas de alfabetização, sobretudo de jovens e adultos.Paulo Freire compreendia que o sujeito aprende para se humanizar. De acordo com o educador, aprender é complemento da formação do sujeito como humano. “Se aprende na relação com o outro, no diálogo com outro, na aproximação dele com o conhecimento do outro.
Além disso, a proposta freireana pode ser dividida em três etapas principais: investigação, tematização e problematização.Ensinar exige tomada consciente de decisões: A educação é uma forma de intervir na realidade. Dessa forma, são necessárias certas posturas e tomadas de decisões pela parte docente, pois suas ações interferem no modo como os estudantes enxergam a realidade.