O Continente Africano é visto a todo o momento como um lugar aonde o civilizado ainda não chegou, cujos moradores, em geral, apresentam-se como seres selvagens, repugnantes, debilitados, imorais e, por isso, incapacitados de edificar ou propagar qualquer tipo de conhecimento válido.
Leia mais
A África é um continente localizado na zona intertropical, com maior parte do seu território no Hemisfério Sul. Possui mais de um bilhão de habitantes e 30 milhões de km2 de extensão, sendo, por isso, considerado um dos maiores e mais populosos continentes do mundo.O continente sofreu com o colonialismo no século 19, com o tráfico de humanos e com a divisão geográfica injusta das fronteiras entre os países. Devido a uma série de fatores históricos e políticos que fomentaram a pobreza e os conflitos armados na região.
Qual é a realidade da África
Grande parte da população africana sofre com a fome, miséria, guerras, desempregos, dentre muitas outras situações decadentes. A África é, sem dúvida, o continente que apresenta os piores indicadores sociais do mundo. O continente africano abriga, atualmente, cerca de 930 milhões de habitantes.
No continente vive mais de um bilhão de habitantes, fazendo dele o segundo mais populoso entre os demais. A África é conhecida pela sua pluralidade étnica e cultural, e, por meio de uma história milenar, é capaz de contar a história de toda a humanidade.Tanto o clima quanto a vegetação do continente africano são espelhados (imagine um corte transversal no centro da África, dividindo-o em Norte-Sul tal como a linha do Equador). No aspecto climático, a característica espelhada é dada pela repetição de boa parte das faixas climáticas ao norte e ao sul do Equador.Conhecido também como o berço da humanidade o continente se encontra banhado pelo Oceano Atlântico e Indico, além do Mar Mediterrâneo, ao norte. A diversidade de rios que cortam a África permitiu o desenvolvimento da agricultura e a expansão da raça humana.
Reconhecer a presença africana amplia a nossa concepção de mundo e permite perceber aspectos das relações entre povos e regiões do planeta ao longo do tempo por nós ainda pouco conhecidos e compreendidos.
Qual é o país mais pobre do mundo
Veja abaixo os dez últimos colocados no cálculo do IDH, segundo relatório divulgado neste ano pela ONU a partir de dados de 2021:
- Chade – 0,394.
- Níger – 0,400.
- República Centro-Africana – 0,404.
- Burundi – 0,426.
- Mali – 0,428.
- Moçambique – 0,446.
- Burkina Faso – 0,449.
- Iêmen – 0,455.
1 Seychelles
O dinheiro do turismo é o que proporciona as ilhas Seychelles terem a maior renda per capita da África e, sem dúvida, é um local a visitar no continente. Saiba que há 115 ilhas no país!
Veja dez curiosidades sobre o território africano
- As girafas tiram cochilos rápidos e de pé
- Os guepardos são os felinos mais rápidos do planeta.
- Os macacos vivem em bandos.
- As árvores de Aljava resistem por até 250 anos.
- Região de Nieuwoudtville possui a maior diversidade de flores do continente.
Leia mais
A Mãe-África apresenta-se na ficção angolana em forma de personagens femininas que metaforizam a terra angolana e o continente africano. São as chamadas “mulheres-terra”, conforme denominação de Padilha (1995)4 .A fama de continente atrasado permite, segundo Vrey, que muitas pessoas achem que a população inteira habite cabanas com paredes de terra e teto de palha. A África, no entanto, tem moderníssimos centros urbanos nos quais vive, na realidade, a maior parte da população.Provavelmente, quando você houve falar da África, logo lhe vem à mente uma série de animais como leões, girafas, zebras ou hipopótamos. Porém, a África é muito mais do que um continente exótico, de belas paisagens naturais e animais livres vivendo nas savanas.O continente possui várias etnias diferentes, o que contribui para uma grande diversidade nos elementos culturais. Outro aspecto marcante do continente africano é sua beleza natural e grande biodiversidade, composta por animais como leões, leopardos, hienas, hipopótamos, girafas, elefantes, entre outros.
África: o continente
África: o continente mais pobre do mundo.Indonésia
No topo da lista como o lugar mais bonito do mundo está a Indonésia, com uma pontuação de beleza natural de 7,77 de 10.Suíça
As universidades norte-americanas de Columbia e Yale realizaram uma pesquisa para identificar os países mais limpos do mundo. A Suíça encabeça a lista mundial, seguida por Suécia e Noruega. Na América latina, a Costa Rica lidera o ranking.A seguir, veja 10 destinos africanos eleitos como melhores lugares para se viajar.
- Fez, Marrocos.
- Ilhas Maurício, África.
- Essaouira, Marrocos.
- Cidade do Cabo Central, África do Sul.
- Knysna, África do Sul.
- Overstrand, África do Sul.
- Kigali, Ruanda.
- Franschhoek, África do Sul.
Um dos principais motivos para o subdesenvolvimento africano é a forma como os países da África foram colonizados. Um dos principais motivos do subdesenvolvimento africano é a forma de ocupação e exploração, que corresponde à forma de colonização que ocorreu não somente na África, mas também na América e Ásia.Os conflitos na África perduram por muitos anos, eles são motivados por diversos fatores: política, território, religião, questões socioeconômica, dentre outros.A FAMÍLIA NA PERSPECTIVA AFRICANA
Sua unidade fundamental é a família extensa, que funciona como elemento mítico, espiritual, social e solidário. Suas estruturas possuem um caráter intensamente comunitário, onde o indivíduo exerce funções com importância coletiva, e não raramente seu interesse é subordinado ao geral.Os colonizadores vieram de diversos países – França, Portugal, Alemanha, Bélgica, só para citar alguns europeus. O primeiro momento de colonização do continente ocorreu entre 1880 e 1910 (veja o mapa abaixo). Antes da chegada deles, o que existia eram sociedades tribais organizadas, e não estados nacionais.
É muito difícil definir com precisão qual foi o primeiro país a aparecer no mundo. Japão e China sempre surgem em pesquisas relacionadas ao tema por causa de sua vasta história ao longo do tempo, mas muitos estudiosos apontam a República de San Marino, na Europa, como a nação mais antiga.Antártida
Não existem países na Antártida. Esse continente é Patrimônio da Humanidade e os signatários do Tratado da Antártida tem direito de nele promover investigações.